Começo de tudo
Então, realizaram o sonho de todo paulistano: Fugiram para o sul e compraram uma pousada.
Em 1995, dois jovens pais com seus quatro filhos decidiram que estavam cansados de São Paulo, a cidade da garoa. Trânsito, caos, fumaça, estresse, assalto, todos esses benefícios da cidade grande não combinavam mais com eles.
Começo de tudo
Então, realizaram o sonho de todo paulistano: Fugiram para o sul e compraram uma pousada.
Refugio para surfistas e hippies
Foi exatamente dia 09 de março de 1995. Você já era nascido nessa época? Florianópolis era vista como uma ilha escondida, um refugio para surfistas e hippies, um lugar que mistura praias e fazendas, surf e interior. Agora, imagina então o que era a Guarda do Embaú? Não era, ninguém sabia da existência de tal lugar.
Compra da Pousada
O casal Alexandre e Marina não se importou muito, embora fosse taxado de louco pelos amigos paulistanos colegas de trabalho no banco.
Compraram a pousada no local onde havia ela e mais outras cinco pousadas pequenas. Não havia água encanada (ainda não há – isso não mudou), não havia sinal de antena para televisão, os quartos eram fechados, pequenos e com camas e móveis antigos, o terreno era cheio de escorpiões pretos, que embora não tivessem veneno, assustavam!
Turistas?
Turistas? Até tinha, aparecia uma meia dúzia de perdidos no réveillon, mais uma meia dúzia no carnaval. Réveillon e carnaval não eram épocas de movimento forte, eram épocas de algum movimento. Passava o Natal, alugávamos um caminhão e colocávamos todas as nossas coisas, para fazer a mudança de Floripa até a Guarda (morávamos em Floripa). Até os cachorros iam na caçamba do caminhão, afinal era uma época de cinto de segurança recém obrigatório, sem tantas leis de trânsito, a BR 101 era toda mão única e chamada de estrada da morte. Até o celular era permitido usar enquanto se dirigia, a maioria dos policiais nem sabia ainda o que era um celular.
Réveillon
Quando o réveillon acabava, novamente jogávamos som, cama, roupas, cachorros na caçamba do caminhão alugado e pegávamos a estrada da morte de volta para Floripa, para repetir o processo no carnaval.
O tempo passou
O tempo passou, de repente um tal de Gustavo Kuerten colocou no mapa Florianópolis e o seu time do coração, Avaí. Pouco depois um tal de Paulo Zulu e alguns outros globais colocaram a Guarda do Embaú no mapa, com o reforço do surfista profissional Ricardo dos Santos (in memorian). A Guarda do Embaú cresceu de forma assustadora nos últimos 20 anos, em 2016 foi classificada como Reserva Mundial de Surf, a única praia brasileira com tal título.
O tempo passou
@2023 Creative UP – Todos os direitos reservados
WhatsApp us